Agenda Imagens do Povo

21 de ago. de 2007

IMAGENS DO POVO ESPORTE NA FAVELA

Um novo olhar, um olhar “descolonizado”, como diria o coordenador e professor da Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas João Roberto Ripper. Nesta perspectiva, de mostrar uma visão diferenciada, dos moradores de favelas do Rio de Janeiro, acontece a Exposição Esporte na Favela, no Centro Cultural Banco do Brasil, com fotos produzidas por jovens da Agência Imagens do Povo, constituída por jovens formados pela Escola de Fotógrafos Populares. A abertura será dia 20 de agosto, e a exposição fica aberta ao público até o dia 16 de setembro, com visitação gratuita.
Financiada pelo Ministério do Turismo, serão expostas 100 fotografias que retratam o esporte em 13 favelas localizadas nas vias de acesso ou no entorno dos locais onde ocorreram as competições dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Com a mostra, pretende-se levanter a discussão sobre a contribuição e o legado que o Pan 2007 poderá deixar no cotidianos de comunidades populares como Rocinha e Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o Morro da Coroa, na Zona Norte, e a Vila Vintém, na Zona Oeste.

As imagens da mostra foram captadas durante os meses de junho e julho de 2007 e traçam um panorama não só da prática esportiva individual, mas também da forma como o esporte influencia, de maneira mais ampla, a vida de todos os brasileiros. A fotografia, aqui, mostra-se como suporte de expressão visual e registro documental, reunindo ao mesmo tempo as dimensões da arte e da informação.

Imagens do PovoFundada pelo fotógrafo João Roberto Ripper em 2004, a agência Imagens do Povo, que dá nome à exposição, reúne fotógrafos formados em 2006 pela Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas, após um curso de 540 horas/aula patrocinado pelo Unicef e chancelado pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense, que forneceu diplomas aos formandos.

Ao longo de 2006, os alunos aprenderam a desenvolver uma visão autoral sobre a cidade, a partir de concepções próprias da realidade social que vivenciam, construindo, através de um olhar envolvente, um grande banco de dados sobre a realidade das comunidades populares, para além da visão estigmatizada com que freqüentemente a favela é mostrada na grande imprensa.Além da Exposição Imagens do Povo - Esporte na Favela, os jovens da Agência vão participar de mais duas mostras em setembro: uma em Londres (Favela Inside - Canning House) e outra também no Rio de Janeiro, sobre os Jogas Para Pan-Americanos. Além disso, os jovens vão participar do projeto "O Brasil passa pelo SESC".

Fotógrafos da exposição ‘Imagens do Povo – Esporte na Favela’

Adair Aguiar
A.F. Rodrigues
Bira Carvalho
Davi Marcos
Diana Araújo
Fabio Café
Francisco Valdean
Jaqueline Felix
Larissa Freitas
Maicon Camargo
Ratão Diniz
Rodrigues Moura
Rosinaldo Lourenço
Rovena Rosa
Sadraque Santos
Walter Mesquita
Exposição Imagens do Povo - Esporte na Favela Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – 1º andarRua Primeiro de Março, 66 – Centro Abertura: 20 de agosto de 2007, às 19hVisitação pública: Terça a domingo, das 10 às 21 horasData: 21 de agosto a 16 de setembro de 2007Entrada francaCuradoria: João Roberto Ripper, Dante Gastaldoni e Kita Pedroza
Mais Informações
Paula Grassini (Assessoria de Imprensa)(21) 9287-6672 – paulagrassini@uol.com.br
(Vitor Monteiro)




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More