Agenda Imagens do Povo

17 de jan. de 2008

Prêmio Faz Diferença 2007

A Escola de Fotógrafos Populares ganhou o prêmio Faz Diferença 2007, concedido pelo jornal O Globo a personalidades e instituições que se destacam em suas áreas de atuação durante o ano. A Escola foi vencedora na categoria Revista O Globo; divulgada em dezembrode 2007, a premiação que deu ao fotógrafo Sebastião Salgado o título de personalidade do ano, terá a cerimônia de entrega realizada em março de 2008. Maiores informações sobre o prêmio podem ser encontradas no link abaixo.

Em 18 de março de 2007, a publicação semanal do jornal, dedicou oito páginas a um ensaio fotográfico sobre o tema diversão em favelas do Rio, clicado por sete fotógrafos que concluíram o curso da Escola, integrada ao projeto Imagens do Povo, coordenado por João Roberto Ripper e vinculado ao Observatório de Favelas. Durante o período de carnaval do ano passado e no fim de semana seguinte, AF Rodrigues, Bira Carvalho, Davi Marcos, Jaqueline Felix, Sadraque Santos, Tony Barros e Walter Mesquita se dedicaram à documentação de situações corriqueiras de lazer nos locais onde moram, as quais fizeram/fazem parte de suas infâncias e da vida de suas famílias e vizinhos em geral. A idéia inicial de propor aos fotógrafos a realização do ensaio partiu da fotógrafa Marizilda Cruppe, que realizou palestra para a turma da Escola em 2006. A tarefa teve o apoio da Agência Fotográfica Imagens do Povo, na organização da cobertura do tema, e do coordenador e professor da Escola Dante Gastaldoni na edição do material.

O resultado foi um belo discurso visual sobre alegria, descontração e criatividade estampado em diversas manifestações de lazer entre crianças, jovens, adultos e idosos, retratas nas favelas. Das cerca de 350 imagens entregues pelos fotógrafos, por volta de 100 foram encaminhadas à Revista e, finalmente, 32 foram publicadas na matéria de capa ‘A favela se diverte’. A reportagem - com comentários dos fotógrafos sobre as atividades fotografadas – trouxe uma visão pouco divulgada pela grande imprensa sobre locais da cidade como Rocinha, Cidade de Deus, os conjuntos de favelas da Maré e do Alemão, entre outras. Sem dúvida, um golaço na caminhada fotográfica do "Povo do Imagens"!
Em breve: galeria com imagens do ensaio fotográfico sobre diversão em favelas.




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More