Agenda Imagens do Povo

7 de mar. de 2008

Relato de como foi fotografar a visita do Lula no Complexo do Alemão. Ratão Diniz e Fabio Caffé

O Complexo do Alemão recebeu uma visita inédita no dia 7 de março com a inauguração do Programa de Aceleração e Crescimento. A presença do presidente Lula é um “marco histórico” para os 12 morros da zona norte do Rio de Janeiro. Mas para nós, Ratão Diniz e Fábio Caffé, fotógrafos da Agência Imagens do Povo, o foco estava no momento vivido pelos moradores das comunidades.


Na noite anterior, após uma longa reunião dos integrantes da Agência, que acabou num boteco, surgiu a idéia de fotografar o evento no Complexo do Alemão. Combinamos de nos encontrarmos na manhã seguinte às 7:30h, no Complexo da Maré. Nossa intenção era chegar antes do início do evento, marcado para as 9h. Caffé chegou 30 min depois. Em seguida, corremos até o ponto de ônibus, preocupados em perder as imagens que pensávamos em fazer.


Queríamos registrar o público chegando, a sua expectativa, as faixas. No ponto pegamos uma Kombi com destino à estação de Bonsucesso. De lá tentamos pegar um transporte até o Complexo do Alemão, mas não conseguimos devido ao trânsito caótico causado pelo fechamento de algumas ruas da região. Bem, pensamos: vamos a pé... Tudo isso debaixo de um sol arretado.


Ficamos perdidos em meio a tantas ruas fechadas, sem nenhuma orientação de como chegar ao local. Foram três tentativas frustrantes, pois estávamos sem credenciais, já que tudo foi decidido em cima da hora. Pegamos um caminho alternativo por um dos morros do Complexo, achando que assim teríamos acesso ao evento. Não conseguimos. Percebemos que as pessoas estavam chegando por esse caminho. Decidimos então começar o registro.


Encontramos amigos do Grupo Sócio-Cultural Raízes em Movimento, que se mostraram solidários à nossa situação. Fomos à laje da casa de um deles e conseguimos um ângulo diferente da multidão. Dali, naturalmente, nos dividimos em temáticas.


Eu (Ratão) busquei imagens de situações vividas pelos moradores. Não só daquele “momento histórico”, mas da realidade enfrentada pela comunidade: a repressão da Força Nacional. Fui até o Morro da Grota para mostrar como a Força Nacional está no dia-a-dia da população. Mesmo com essa presença, todos tentam levar uma vida normal.


Enquanto isso, eu (Caffé) comecei a fazer o registro das crianças, da alegria delas. Mesmo assim não desisti da idéia de entrar no evento. Para conseguir contei com a ajuda do companheiro e fotógrafo Maycom, que tinha livre acesso até a área de imprensa. Deixei minha câmera com ele e entrei como morador. Mais a frente peguei de volta. Cheguei no ponto de concentração das pessoas e comecei a registrar cenas de afeto entre pais e filhos. Nesse mesmo ponto já dava para fazer umas imagens gerais das autoridades presentes. Apesar de estar distante do palco eu compartilhava da visão dos moradores, como se fosse um deles. Ainda contando com a sorte e a solidariedade, consegui chegar mais perto do palco. Encontrei um fotógrafo que me emprestou sua teleobjetiva de 300mm, o que me permitiu fazer imagens de detalhes e expressões do Lula e das outras autoridades, o que até então nem cogitava.


Terminado o evento, quando a comitiva já tinha ido embora, a população voltava para sua rotina, finalmente nos encontramos, agora perto do palco. No trajeto de volta ao Complexo da Maré viemos conversando sobre o que vivenciamos. Ao analisarmos as imagens capturadas, era notável que a população estava disposta a ouvir e questionar a fala das autoridades presentes. Ao contrário do que alguns afirmam, isso mostra que o povo não está alienado e tem consciência política, lutando pelo seu direito a melhores condições de vida.


Por onde os fotógrafos do Imagens do Povo estiveram

Ratão Diniz, Fabio Caffé, Sadraque Santos e Maycom (Alemão) Davi Marcos e Diana Araújo (Manguinhos) Water Mesquita (Rocinha).


Texto: Dilly Justino


Fotos: Ratão Diniz, Fabio Caffé e Davi Marcos


Edição: Francisco Valdean


Ruas do Complexo do Alemão momentos antes da chegada do Lula por Ratão Diniz

Lula em Manguinhos / Davi Marcos

Complexo do Alemão / Fabio Caffé

Maiores detalhes sobre essa cobertura no site do Observatório de Favelas

www.observatoriodefavelas.org.br




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More