Agenda Imagens do Povo

13 de mar. de 2008

Escola de Fotógrafos Populares recebe prêmio Faz Diferença


A cerimônia de entrega do prêmio Faz Diferença 2007, realizada no dia 11 de março no Golden Room do Copacabana Palace (RJ), foi marcante para os fotógrafos formados pela Escola de Fotógrafos Populares. Premiada na categoria ‘Revista’, a turma que concluiu a Escola em 2006 foi homenageada pelo jornal O Globo junto a nomes que foram destaque em 2007 em suas áreas de atuação.


Eleito Personalidade do ano, o fotógrafo Sebastião Salgado, ganhou o prêmio principal, pelo conjunto de sua obra fotográfica e pelo trabalho ambiental que vem desenvolvendo com a mulher, Lélia, através do Instituto Terra, resultando no plantio de mais de um milhão de árvores em Minas Gerais. Como representantes da Escola, os fotógrafos Adriano Ferreira e Bira Carvalho receberam o prêmio das mãos do editor de fotografia Alexandre Sassaki e da editora da Revista do jornal, Isabel de Luca. Em março do ano passado, sete fotógrafos (hoje integrados à rede de fotógrafos da Agência Imagens do Povo) que cursaram a Escola reconhecida pela Universidade Federal Fluminense produziram um grande ensaio fotográfico sobre diversão em favelas do Rio que ganhou matéria de capa na Revista.


Homenagem aos moradores de favelas

No palco do Copacabana, Adriano agradeceu aos parceiros da Escola de Fotógrafos, UNICEF e UNESCO e ao Observatório de Favelas, instituição que realiza o projeto Imagens do Povo, onde a Escola se insere. Já Bira, dedicou o prêmio às pessoas que desde o início do projeto "abrem as portas" para serem fotografadas pelos integrantes do Imagens do Povo, estabelecendo uma relação mútua de confiança. Essas pessoas são, em sua maioria, moradores de favelas e do interior do Brasil que, segundo ele, são quem realmente faz a diferença no país. "Eu só tenho o prazer de registrá-los", resumiu.

Ao todo, 17 fotógrafos da Escola compareceram ao evento e tiveram oportunidade de reencontrar/conhecer outros fotógrafos como Evandro Teixeira e o próprio Sebastião Salgado, convidado a conhecer a Escola vinculada ao projeto Imagens do Povo, do Observatório de Favelas. A conquista do prêmio foi comemorada ao lado de professores, coordenadores da Escola e equipe do Imagens do Povo (Ricardo Funari, Tatiana Altberg, Dhani Borges, Dante Gastaldoni, JR Ripper, Francisco Valdean e Kita Pedroza), além do coordenador geral do Observatório de Favelas, Jorge Barbosa, e da representante do UNICEF, Luciana Phebo.

Os demais premiados pelo jornal, eleitos por um júri composto por cinco votos (três jornalistas do Globo para cada categoria, vencedores do prêmio no ano anterior e votação popular na internet) foram: o relator especial de Direitos Humanos na ONU Paulo Sergio Pinheiro ('Mundo'), o ministro do STF Joaquim Barbosa ('País'), o cientista Carlos Nobre ('Ciência/História'), os atores Wagner Moura e Camila Pitanga (‘Revista da TV’), o ator Selton Mello (‘Segundo Caderno/Cinema’), o ator Edwin Luisi (‘Segundo Caderno/Teatro’), o jornalista Sergio Cabral e Rosa Maria Araújo (‘Segundo Caderno/Música’), o pedreiro Renato Moreira de Carvalho (‘Rio’), a EMBRAPA (‘Economia’), a consultora de moda Gloria Kalil (‘Ela’), Torcida do Flamengo (‘Esporte’), o atleta Daniel Dias (‘Megazine’), a editora Heloisa Buarque de Holanda (‘Prosa e Verso’) e a Vale do Rio Doce (‘Razão Social’).

Confiram alguns depoimentos sobre o Prêmio -

Bira Carvalho (fotógrafo):

O que me tocou foi que O Globo concedeu dois prêmios para fotógrafos voltados para o registro de temas humanistas.

Ratão Diniz (fotógrafo):

Foi um espaço de visibilidade para a Escola, importante para novas possibilidades e financiamento do projeto. Foi um momento de confraternização dos fotógrafos e de encontros com outros fotógrafos de renome no cenário brasileiro como Evandro Teixeira, Sebastião Salgado e o próprio Ripper, coordenador do Imagens do Povo. Foi divertido ver o pessoal todo arrumado, depois que passou um certo medo de ter
que vestir uma roupa tão formal.

Davi Marcos (fotógrafo):

Este prêmio é uma forma de mostrar que as possibilidades são iguais quando existem condições iguais. Foi importante ter entrado em um local onde normalmente pessoas oriundas de espaços populares desempenham um papel de ‘coadjuvantes’. Desta vez, tivemos não só o nosso trabalho apreciado e reconhecido, mas também homenageado.


Fotos - Ratão Diniz (Adriano Ferreira e Bira Carvalho recebem o prêmio) e Fabio Caffé (Sebastião Salgado com fotógrafos formados pela Escola)


Galeria de fotos - Escola de Fotógrafos / Faz Diferença

Galeria de fotos - Escola de Fotógrafos / Faz Diferença (Bastidores)

Veja a matéria A favela se diverte, publicada na Revista do jornal O Globo

Link para o Site do Prêmio Faz Diferença




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More