Agenda Imagens do Povo

8 de jan. de 2010

O Hip Hop, por Igor Bola

Entrevista por Alexandre Silva

O autor


Igor Oliveira, o DJBola, tem 21 anos, morador da Penha, atualmente concilia os estudos no curso de fotografia na Escola de Fotógrafos Populares com as apresentações como DJ e as viagens quase que diárias à Seropédica, onde dá aulas de Eletrônica.
Descobriu a EFP através do Walter Mesquita, um ex-aluno da Escola, quando o encontrou numa de suas incursões Brasil afora, divulgando o Hip Hop numa escola do MST no Espírito Santo. A partir daí começaram a viajar juntos e Igor Bola pôde se aprofundar no contato com a fotografia.


O projeto

Meu projeto documenta as atividades ligadas ao Hip Hop e visa mostrá-lo como instrumento de transformação social, mesclando com a cultural em geral.
Estou registrando a participação do Hip Hop num evento chamado linha-cultural com seus 4 elementos: dança, DJ, mestres de cerimônia (mc’s) e grafitte.
Escolhi esse tema pois estou envolvido com ele desde meus 13 anos e percebo a carência de uma documentação completa do Hip Hop, fotograficamente, com um olhar mais político, mais crítico. Aliás, foi justamente esse meu envolvimento com o Hip Hop que me causou alguns problemas no desenvolvimento do projeto, pois na maioria dos eventos que eu pretendia documentar eu estava participando da organização ou me apresentando como DJ, o que me dificultava fazer a cobertura fotográfica dos eventos (além de contar com a precariedade da luz dos lugares). Apesar de todos esses contratempos, consegui desenvolver o projeto e levar adiante a minha proposta de dar amplitude à visão do Hip Hop no Rio de Janeiro, mudar essa visão segregadora das classes dominantes e mostrar para as comunidades o Hip Hop como uma opção de cultura e transformador social. Enfim, difundir a cultura do Hip Hop.
Veja a galeria virtual com as fotos do projeto do Hip Hop.

Paulo e a Veneto


Entrevista por Alexandre Silva

O autor


Paulo Barros tem 22 anos e mora na Baixa do Sapateiro, no Complexo de favelas da Maré, desde que nasceu.
O primeiro contato com a fotografia foi por intermédio da Banda de Rock Veneto, que, por acaso, hoje é o seu tema no projeto de conclusão do curso na Escola de Fotógrafos Populares. Na época, totalmente inexperiente com as lentes fotográficas, Paulo ficou responsável por registrar os shows da banda com uma câmera digital. A partir daí, o interesse pela fotografia aumentou, até que nesse ano Paulo teve a oportunidade de cursar a EFP.

O projeto

Meu projeto é a documentação das apresentações da banda de rock Veneto, que é formada por integrantes que têm algum tipo de relação com a comunidade da Maré. Estou tentando fazer um paralelo entre a Maré e o rock.
A ideia começou a partir de um bate-papo que eu tive com o Ratão (Ratão Diniz é fotógrafo, ex-aluno da Escola de Fotógrafos Populares), quando eu falava com ele da minha vontade de desenvolver alguma coisa relacionada à música e abordar como ela tem poder de mudança na vida das pessoas. Eu já tinha até uma idéia de quais seriam os personagens, mas aí o Ratão me disse que conhecia uma banda de Rock aqui da comunidade, que era legal eu fotografar os caras. Mais tarde fui descobrir que a banda em questão era a Veneto, a mesma que acompanhei de 2005 até 2007, então resolvi retomar o contato com os caras e falei da minha proposta de desenvolver meu projeto com eles. Comecei então a acompanhar os ensaios que eles fazem no Sobrado, que é um espaço aqui na Maré que realiza diversas atividades culturais e que possui um estúdio onde as bandas locais podem ensaiar.
O meu principal propósito com o projeto é quebrar um pouco a idéia de que a galera de favela não pode fazer um som de qualidade, que compete com as outras bandas de fora das comunidades, que aqui na Maré tem muita gente com capacidade, que escreve bem, toca bem. Também pretendo esclarecer, tirar da cabeça das pessoas esse estereótipo que rockeiro “é tudo maluco”, mostrar o lado humano e a versatilidade dessas pessoas.


Veja a galeria virtual com as fotos do projeto do Paulo




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More