Agenda Imagens do Povo

12 de jan. de 2011

Aula inaugural da turma de 2011 da Espocc


Foto: Paulo Barros


Nesta terça-feira, dia 11, aconteceu na sede do Observatório de Favelas a aula inaugural da nova turma da Escola Popular de Comunicação Crítica, a Espocc. Criada em 2005, a Escola oferece a jovens e adultos, moradores de espaços populares do Rio de Janeiro, acesso a diferentes linguagens, conceitos e técnicas na área da comunicação. O objetivo é formar esses estudantes como comunicadores cidadãos e multiplicadores desse conhecimento, prepará-los para a inserção no mercado de trabalho e contribuir para que eles exerçam a sua cidadania de forma plena.

Projeção Imagens do Povo. Foto: Willian Nascimento

Na ocasião, estiveram presentes alunos da nova turma, equipe do OF e convidados. Uma projeção de fotos apresentou o Programa Imagens do Povo.

Boa caminhada para a nova turma da ESPOCC!


Confraternização após a aula inaugural. Foto: Monara Barreto


10 de jan. de 2011

Folia na favela

Fotos: Ratão Diniz


Trazida ao Brasil pelos portugueses, a Folia de Reis é celebrada todo ano, de 25 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis), nas cidades do interior fluminense, e até o dia 20, feriado de São Sebastião, no Rio de Janeiro. Há mais de 40 anos, a tradição se renova no Morro Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul carioca. Neste ano, a folia do Santa Marta sofreu uma baixa: o mestre José Luiz, que há 34 anos conduzia o cortejo, falecido no ano passado. Com a ajuda de um núcleo de preservação cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro, os moradores da comunidade levaram adiante o cortejo que, na tradição católica, remete à passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos.
Em 2004, José Diniz levou a tradição para mais quatro favelas da cidade - Mangueira, Formiga e Tavares Bastos.


Folia na quadra de samba da comunidade Santa Marta.


O Palhaço da Folia do Santa Marta.






Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More